Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) chega em Marituba nesta sexta-feira (12)

Nesta sexta-feira, dia 12 de julho, às 9h da manhã na Praça Jarbas Passarinho (em frente à Câmara Municipal de Marituba) será oficialmente lançado o programa TERRITÓRIOS PELA PAZ no município de Marituba.

Este lançamento já ocorreu em Belém e Ananindeua. O programa Territórios Pela Paz é um amplo esforço do Governo Estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania, que nesta etapa atenderá o bairro Nova União em Marituba.

A ideia é investir em infraestrutura urbana e nas políticas públicas como habitação, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, entre outras, para garantir uma vida digna às pessoas, possibilitando o desenvolvimento humano dos territórios.

Além disso, estabelecer novos parâmetros de atuação policial com vistas à redução da violência armada, especialmente da violência letal e a regulação pacífica dos conflitos no interior das áreas atendidas, orientada por padrões não-violentos de sociabilidade e por uma cidadania sem tutela.

Ações em Marituba – O reforço das forças policiais é uma das ações do projeto, quando serão deflagradas ações táticas, realizadas pelas forças do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar e por efetivos especializados da Polícia Civil e Guarda Civil Municipal de Marituba, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade e servidores que estarão envolvidos nas ações na área.

Está prevista, ainda, a implantação da polícia de proximidade, com ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e do município de Marituba, que visam a implantação de um modelo policial que favoreça especialmente a relação de confiança entre a polícia e a comunidade.

A partir da instalação da Polícia de proximidade, virá também a implantação efetiva das ações de inclusão social nas áreas, que dialogam diretamente com a população local e suas dinâmicas, indo desde cultura à segurança pública, passando por sustentabilidade e geração de emprego e renda.

Usina da Paz – Cada território contará com um complexo “Usina da Paz”, que conjuga uma central de serviços a um conjunto de equipamentos para atividades livres e esportivas da comunidade. A concepção das Usinas foi elaborada a partir da realização de grupos focais e consultas à juventude dos territórios e também com base em experiências internacionais de sucesso.

As Usinas da Paz, além de consolidar a presença do Estado nos territórios, contarão com espaços para o desenvolvimento de atividades de educação, esporte, arte, brinquedoteca, informática, atendimento odontológico, psicológico, espaço da mulher, de mediação de conflitos, do consumidor, multiuso para cursos livres, emissão de documentos, cozinha experimental e escola de gastronomia, ateliê e escola de costura, escola de empreendedorismo, jardinagem, auditório e cinema, entre outros.

Venha participar.