Inicia recadastramento biométrico em Marituba

0

O Tribunal Regional Eleitoral realiza, em Marituba, na próxima quinta-feira (13) uma audiência pública para orientar a população a cerca dos procedimentos para a realização do recadastramento biométrico obrigatório. Em Marituba o recadastramento ocorre no posto de extensão do TRE localizado na Rua Antônio Bezerra Falcão, desde o dia 5 desse mês e vai até o dia 19 de dezembro. 

Quem não comparecer dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município/ zona eleitoral, terá o título cancelado. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento. Quem desejar pode fazer o agendamento eletrônico pelo site do TRE www.tre-pa.jus.br 

No Estado do Pará, a identificação biométrica já abrange 9 municípios com um eleitorado total de mais de 630.000 eleitores. A expectativa do TRE para o biênio 2015/ 2016 é de fazer o recadastramento de mais 640.000 eleitores, um número que corresponde a 12,2% do eleitorado do Pará.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

O recadastramento está sendo feito através de uma “revisão de eleitorado”, instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município em que ocorrerá a revisão à sua respectiva Zona/Posto de Atendimento, tanto para a coleta dos novos dados quanto para a confirmação do endereço.

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade