Há 24 horas sem paciente internado com coronavírus, Marituba comemora ações de enfrentamento da pandemia

Marituba, Região Metropolitana de Belém, está há mais de 24 horas sem nenhum paciente internado com Covid-19 nos dois hospitais públicos. A notícia é uma grande conquista para o município que conseguiu enfrentar a pandemia com ações estratégicas e integradas, e também para a população, que compreendeu a necessidade de se prevenir, em tempos de pandemia.

Marituba tem um dos menores índices de contaminação e mortes entre os municípios paraenses e coleciona histórias de superação.

Cesarina Pereira, de 80 anos, venceu a batalha contra a Covid-19. A idosa recebeu alta do hospital público de Marituba no último dia 6 de julho. Desde então, o município não registra nenhum caso de internação pela doença há mais de 24h.

Ana Cristina Pereira, filha de Cesarina, reuniu a família para receber a idosa em casa. A paciente teve toda a assistência do município. “Quando demos entrada no hospital, a enfermeira já tinha encerrado o plantão, mas mesmo assim fez todo o procedimento nela. Recebemos toda a assistência e hoje minha mãe está em casa, apenas com a medicação receitada”, contou.

Segundo a diretora da UPA de Marituba, Sônia Lima, desde o começo da pandemia, Marituba tem estabelecido estratégias de enfrentamento à Covid-19, com “a instalação de cabines de higienização, das cápsulas Vanessa, além de investimentos em respiradores e outras ações de combate ao coronavírus”.

O prefeito de Marituba Mário Filho publicou decreto para reabertura de restaurantes, lanchonetes, academias e estabelecimentos comerciais com algumas restrições, baseadas nos números positivos que Marituba conquistou.

“Estamos trabalhando desde o início da pandemia com medidas restritivas e de isolamento social. Graças à ação da prefeitura, hoje Marituba pode avançar na reabertua gradual da economia. “Pedimos que mesmo que Marituba tenha avançado no enfrentamento da pandemia e nós estejamos vencendo, que a população continue nos ajudando e se prevenindo com uso da máscara e álcool em gel. Nós não podemos descansar. Vamos juntos vencer esse vírus”, disse Mario Filho.