Guarda Municipal se capacita para 2ª fase do projeto Escolas da Paz

0

O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal de Marituba (GRE) encerrou hoje (25) a segunda Oficina de Metodologia e Didática da Ronda Escolar  para atuar no ano escolar de 2016. O GRE, que desenvolveu no ano passado o projeto Escolas da Paz  nas escolas Laura Falcão, Emília Clara, Geracinda Begot, Nadeia Guimarães e Maria do Carmo, vai estender para mais 5 novas escolas que devem ser definidas nos próximos dias.

Serão 15 Guardas Municipais em sala de aula atuando de forma preventiva e educadora. 
O foco principal do projeto é aproximar cada vez mais a política de polícia comunitária á comunidade a partir da sala de aula. Além das 10 escolas escolhidas para receberem o projeto o GRE faz rondas constantes em todas as escolas do município, onde foram registradas, em 2015, 1500 visitas às escolas.

Para o secretário de segurança pública e mobilidade urbana de Marituba, Osmar Costa Jr,  a capacitação frequente dos guardas é o que qualifica o resultado provocado dentro das escolas. “ Estamos em constante treinamento e qualificação com a Guarda Municipal, principalmente o Grupamento de  Ronda Escolar pois eles estão na linha de frente nas escolas onde lidam com todo tipo de adversidade e também onde é formada a educação das nossas crianças”. Conta o secretário que é Coronel da Polícia Militar especialista em polícia comunitária.

Durante o treinamento foram trabalhados temas recorrentes da rotina dos alunos como bullying, violência, drogas e outros;  sejam dentro da escola, na sociedade ou na família. Esses temas serão trabalhados em sala de aula por Guardas Municipais  de forma dinâmica complementando o currículo escolar dos alunos. No trabalho de conclusão de curso os guardas receberam mais de 20 crianças assistidas pelo Programa Pro Paz do Governo do Estado. 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade