Guarda Municipal se capacita para 2ª fase do projeto Escolas da Paz

0

O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal de Marituba (GRE) encerrou hoje (25) a segunda Oficina de Metodologia e Didática da Ronda Escolar  para atuar no ano escolar de 2016. O GRE, que desenvolveu no ano passado o projeto Escolas da Paz  nas escolas Laura Falcão, Emília Clara, Geracinda Begot, Nadeia Guimarães e Maria do Carmo, vai estender para mais 5 novas escolas que devem ser definidas nos próximos dias.

Serão 15 Guardas Municipais em sala de aula atuando de forma preventiva e educadora. 
O foco principal do projeto é aproximar cada vez mais a política de polícia comunitária á comunidade a partir da sala de aula. Além das 10 escolas escolhidas para receberem o projeto o GRE faz rondas constantes em todas as escolas do município, onde foram registradas, em 2015, 1500 visitas às escolas.

Para o secretário de segurança pública e mobilidade urbana de Marituba, Osmar Costa Jr,  a capacitação frequente dos guardas é o que qualifica o resultado provocado dentro das escolas. “ Estamos em constante treinamento e qualificação com a Guarda Municipal, principalmente o Grupamento de  Ronda Escolar pois eles estão na linha de frente nas escolas onde lidam com todo tipo de adversidade e também onde é formada a educação das nossas crianças”. Conta o secretário que é Coronel da Polícia Militar especialista em polícia comunitária.

Durante o treinamento foram trabalhados temas recorrentes da rotina dos alunos como bullying, violência, drogas e outros;  sejam dentro da escola, na sociedade ou na família. Esses temas serão trabalhados em sala de aula por Guardas Municipais  de forma dinâmica complementando o currículo escolar dos alunos. No trabalho de conclusão de curso os guardas receberam mais de 20 crianças assistidas pelo Programa Pro Paz do Governo do Estado. 

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade