Guarda Municipal de Marituba abre espaço para mulheres

Hoje, sete mulheres fazem parte do quadro da Guarda Municipal de Marituba

Segundo estudo publicado na Revista de Segurança Pública, denominado Relações de Gênero nas Guardas Municipais, o Brasil possui 993 Guardas Municipais e está presente em 13% dos municípios brasileiros. O estudo também revela que as guardas municipais são as instituições de segurança com menor participação feminina. Em um universo de 2.063 agentes, apenas 470 são mulheres.

Na Guarda Municipal de Marituba, hoje, sete mulheres fazem parte do quadro e mais sete estão concluindo o Curso de Formação. A meta, explica o Inspetor Geral Luis Giovanni Nascimento, é aumentar este percentual para que se possa ter uma maior participação feminina na tropa.

“A instituição possui um olhar muito carinhoso em relação à presença da mulher na corporação. Toda instituição tem que ter um toque feminino. A mulher tem um olhar de mãe, uma sensibilidade maior no trato com a vida, um olhar protetivo, que diferencia as mulheres dos homens”, explica Giovanni.

A Sub-inspetora Maria Silva Sena, 31 anos, foi uma das primeiras mulheres a ingressar na corporação. Ela faz parte de uma cooperativa que se organizou e pressionou o poder público para a criação da Guarda Municipal de Marituba. Do primeiro quadro de 21 agentes da Guarda, três eram mulheres, e a subinspetora era uma delas.

“No início era difícil, mas fez parte de uma superação, pois, até então, essa era uma função exclusiva dos homens. Eu me sinto muito bem exercendo esta função, porque a área de segurança está no meu sangue. Se eu fosse homem, eu queria ser do Exército brasileiro”, declarou.

Para ela, as relações entre homens e mulheres precisam ser baseadas no respeito. “Sempre fui muito respeitada pelos colegas, pois faço questão de sempre dar respeito para ser respeitada”, ressalta a subinspetora. “Eu tenho uma filha de três anos e em breve pretendo me casar. Nós, mulheres, temos uma rotina muito cansativa. É difícil, mas eu me sinto feliz e realizada por dar conta deste desafio”, completa.

A meta da Guarda Municipal de Marituba é ter uma maior participação feminina na tropa

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Vitor Dagort