Feira do Livro em Marituba espera 200 mil visitantes

Com o tema “Um olhar mariuara sobre as diversidades literárias”, a Prefeitura Municipal de Marituba, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará de 29 de novembro a 2 de dezembro a II Feira do Livro, este ano homenageando a Academia Paraense de Letras que completou 120 anos de existência. A expectativa da comissão organizadora é que 200 mil pessoas prestigiem o evento nos quatro dias de evento.

A feira será realizada no Ginásio Poliesportivo de Marituba e aberto ao público de 9h às 22h.  No espaço, estarão instalados 100 stands, quatro mini auditórios, um palco central e na área externa, uma carreta palco para as apresentações culturais.

Os mini auditórios, com capacidade para 50 participantes, estão destinados às oficinas, palestras e mesas redondas. Durante a programação serão realizadas 10 palestras e cinco oficinas por dia, das 9h às 18h30. A expectativa da comissão organizadora é que mil pessoas participem das atividades dos mini auditórios por dia.

No palco central o público irá prestigiar as atividades lúdicas pedagógicas que serão apresentadas pelas escolas do municipio. Já a carreta palco, que funcionará das 20h às 22h30, os visitantes terão três atrações como bandas e escolas de samba por dia. Já estão confirmadas as participações das bandas Forró no doze, Sayonara, Camarote Vip, casa da cultura, Tropa do forró; das escolas de samba Unidos da batucada e Habitat do samba e ainda da dupla Fernanda e Natália Menezes e da Fera da Xuxa.

Nos stands participarão além de livrarias e editoras, escolas e instituições como Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), UNIversidade do Estado do Pará (Uepa) e Faculdade da Amazônia  (FAAM), todas as secretarias da Prefeitura. Este ano o número de expositores empresariais passou de 15 para 45.

A estimativa para este ano é que a feira movimente um volume de negócios de aproximadamente R$ 500 mil no período.