Fazendinha Esperança inaugura espaço do educador sustentável

Na quinta-feira (07/11), a Escola de Atividade Completar Fazendinha Esperança inaugurou o espaço do Educador Sustentável em homenagem à  Enrica Cavenaghi, presidente da Associação Dom Aristides Pirovano em Erba na Itália, onde sempre viabilizou recursos para sustentar as obras sociais, projetos e a escola do Instituto Pobres Servos da Divina Providência em Marituba, por meio das doações dos amigos de Dom Aristides. A ocasião contou com a presença do Prefeito Mário Filho e da deputada estadual Michele Begot, além de outros convidados.

A Fazendinha Esperança recebe apoio da Prefeitura Municipal de Marituba por meio da Secretaria Municipal de Educação, além de outros benfeitores  e parceiros.

A Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança é uma unidade de atendimento socioeducativo do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, idealizado pela voluntária alemã Huberta Von Galen e inaugurado no dia 17 de abril de 2004, com objetivo de atender crianças e adolescentes e Familias carentes à mercê do risco social, por meio da pedagogia de projetos nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais de forma interdisciplinar, buscando parcerias na intenção de garantir que as atividades se desenvolvam de forma significativa a todos os envolvidos, buscando assim atender as necessidades dos usuários.

O projeto Quintais Produtivos,  que deu origem ao projeto Quintais Amazônicos teve como laboratório a Fazendinha Esperança, sendo uma grande referência em educação ambiental, hoje é muito fortalecido pela Prefeitura de Marituba por meio da Semed, com o apoio do Prefeito Mário Filho e da Deputada Estadual Michele Begot.

Como a educação ambiental é um processo constante, o sucesso do projeto se dá graças ao apoio de benfeitores e parceiros como a Prefeitura de Marituba, a Semed, a Semma, a Emater, UFRA, Secretaria de Agricultura do Estado (SEDAP), contando ainda com os parceiros da iniciativa privada e os colaboradores, dando ênfase à atuação de Enrica Cavenaghi, por meio da inauguração do espaço do Educador Sustentável na Fazendinha Esperança.

A popularmente conhecida Fazendinha Esperança está localizada no Bairro São Francisco, na Rua da Cerâmica, Passagem Leste, N° 04 ao lado da Madeireira Indústria e Comércio România, às margens de um braço do Rio Maguari, no município de Marituba, tendo como área de abrangência o atendimento às crianças, adolescentes e jovens dos bairros São Francisco, União, Bairro Novo e Novo Horizonte.

Texto: Joana Santos

Fotos: Socorro Aleixo