Escolas de Marituba terão Plano Escolar de Segurança

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob) finalizou no dia 20 de abril uma série de oficinas na Escola Estadual Fernando Ferrari que trataram da segurança pública no ambiente escolar e em seu entorno. As oficinas fazem parte da criação do Plano de Segurança Escolar que está sendo produzido pela Segmob através da Guarda Municipal. Gestores, professores e membros da comissão de alunos participaram de 4 oficinas orientadas pelo secretário de segurança pública e mobilidade urbana, Coronel Costa Jr. e do comandante da Guarda Municipal, Capitão Moraes.

O Pano de Segurança Escolar é um documento que identifica os problemas e as vulnerabilidades da escola e do entorno, que podem gerar ou ocasionar delitos. Além disso, prevê a orientação da comunidade escolar sobre posturas de prevenção e como denunciar com segurança os responsáveis pelos delitos.

A construção de um Plano de Segurança conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação e Policia Militar do Pará que visa prevenir as ocorrências de crimes nas escolas e nas suas imediações, problema que vem afligindo os estabelecimentos de ensino localizado na Região Metropolitana de Belém.

Segundo o Coronel Costa Jr. a segurança escolar passou a ser uma preocupação recorrente do poder público. “É importante que cada cidadão não se veja como apenas como vitima nesse processo, mas principalmente como integrante na construção de ações que efetivamente dê um basta nos problemas da escola e da comunidade. Com o plano, vamos orientar como cada um pode agir ou colaborar”. Afirma o secretário. Assim que o plano for elaborado ficará nele determinado o papel de cada um dentro do sistema de segurança escolar, o plano será modelo para as outras escolas do município de Marituba.