Equipe de fiscalização da Sedap apreende e descarta mais de 40 kg de pescado estragado em Marituba

Mais de 40 kg de pescado estragado, das espécies dourada, gurijuba e bagre, foram apreendidos na manhã desta terça-feira (23), no Mercado Simão Jatene, em Marituba. Os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), que realizam as vistorias diárias, perceberam o forte odor no local e constataram que a mercadoria estava imprópria para comercialização.

Levando em conta a gravidade da situação e o risco à saúde do consumidor, os produtos foram descartados, pois não havia condição de consumo humano. Logo em seguida, o feirante foi notificado pelo órgão municipal e assumiu a responsabilidade do material estragado, alegando não conhecer o fator principal que causou a deterioração do bem alimentício.

De acordo com o titular da Sedap, Luzenildo Batista, as equipes atuam todos os dias da semana na principal área comercial do município, fiscalizando os boxes de gêneros alimentícios e das demais mercadorias. “A maioria dos trabalhadores autônomos que estão instalados nos boxes desenvolvem suas atividades em parceria com a Sedap, e nós estamos realizando um trabalho intenso de fiscalização e orientação na parte interna e externa do mercado”, destacou.

O secretário ainda informou que na primeira semana de julho, a Prefeitura de Marituba, por intermédio da Sedap realizará palestras para os vendedores de pescados e outros segmentos, principalmente os que vendem gêneros perecíveis.