Direitos Humanos é tema de oficina promovida pelo TerPaz e Prefeitura de Marituba

Nesta terça-feira (26), o Governo do Pará, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em parceria com a Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), promoveram a oficina com o tema “Direitos Humanos com farinha”, na Escola Municipal Santa Helena, no bairro Nova União.

A ação visa impulsionar o protagonismo dos jovens nos bairros e reverter os casos de vulnerabilidade, além de criar uma visão analítica nos juvenis acerca dos Diretos Humanos, mudando a realidade de diversas famílias.

Na ocasião, os jovens foram estimulados por meio de cartografia social a perceberem seus territórios e suas memorias espaciais, com intuito de despertar a noção de identidade territorial. Em seguida foi promovida uma roda de conversa para discutir os seus bairros e quais as principais narrativas positivas e negativas testemunhadas no convívio.

As atividades foram facilitadas pela Assistência Social, Simone Silva; ao lado do estagiário do curso de Serviço Social, Douglas Pessoa; da estagiária do curso de Psicologia, Vanessa Reis e do estagiário do curso de Ciências Sociais, Jadson Lobato.

O TerPaz em Marituba foi instalado nos bairros Nova União e São Francisco após a solicitação do Prefeito Mário Filho e da Deputada Estadual Michele Begot ao Governador Helder Barbalho, com a finalidade de proporcionar segurança, cidadania e bem-estar aos moradores das localidades.

Texto: Paulo Ricardo Rezende, com informações Ascom do Governo do Pará

Revisão: Joana Santos