Conselho Municipal de Saúde realiza Plenárias Eletivas em Marituba

Na segunda-feira (4), aconteceu a Plenária Eletiva de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na Igreja Tabernáculo Batista, no bairro Dom Aristides, com a finalidade de debater a importância do controle social do SUS nas políticas públicas estruturantes de saúde no município de Marituba. A ação contou com a presença dos delegados e delegadas eleitos para e etapa de pré-plenária de usuários na base dos bairros.

Na ocasião, os participantes debateram acerca dos instrumentos de gestão nos seus aspectos jurídicos, políticos e humanos no controle social do SUS. Foram eleitas seis entidades de usuários, que indicarão titulares e suplentes.

Na terça-feira (5), foi realizada a Plenária Eletiva de Gestores e Prestadores do SUS e encerrando a agenda nesta quarta-feira (6), aconteceu a última Plenária Eletiva de Trabalhadores e Trabalhadoras, conforme o edital púbico do certame. Durante a plenária, apenas uma entidade foi habilitada como apta no processo de eleição do Conselho Municipal.

Com as plenárias eletivas realizadas, chega ao fim o processo de eleição do Conselho Municipal de Saúde, que seguirá para nomeação por decreto do Poder Executivo Municipal dos conselheiros e conselheiras dos três segmentos que compõe a paridade do SUS no Conselho de Saúde de Marituba para o mandato bienal 2019/2021.

As ações foram promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).