Conselheiros Tutelares farão parte da operação de cumprimento do decreto de lockdown em Marituba

A Operação “Barreira” da Prefeitura de Marituba ganhará um forte apoio a partir dos próximos dias. Nesta segunda-feira (18), o prefeito Mário Filho se reuniu com os dez conselheiros tutelares da cidade para debater a participação deles na fiscalização. As ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), em parceria com os órgãos do Estado, nas atividades em cumprimento ao decreto que proíbe a aglomeração de pessoas no município.

Uma das principais pautas da reunião, que também contou com a presença do titular da Segmob, Ádamo Silva, e do inspetor operacional, Patrick Felipe, foi a necessidade dos profissionais atuarem de forma integrada com as forças de segurança. Durante o período do distanciamento social, as crianças e adolescentes tiveram as aulas suspensas como medida de prevenção à covid-19.

Mesmo diante do avanço do novo coronavírus no Pará, e do regime de lockdown, ainda é comum presenciar crianças e adolescentes nas ruas praticando atividades não essenciais e sem máscaras, equipamento de uso obrigatório no município após decreto assinado pelo prefeito Mário Filho.

Após as deliberações, ficou definido que os dez conselheiros tutelares estarão presentes nas próximas atividades da operação. Os profissionais eleitos pelo voto popular farão o trabalho de orientação junto aos responsáveis das crianças que estiverem nos logradouros públicos e áreas de lazer, como: campo de futebol, igarapés, entre outras.

Para o conselheiro Rosevan Matos, as orientações serão feitas de forma preventiva para garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes, além de frisar o perigo que é estar na rua no momento crítico em que o mundo se encontra. “A partir deste final de semana estaremos nas ruas junto com os demais órgãos atuando de forma eficaz para diminuir o número de menor de idade nas ruas, assim, solucionando essa problemática e assegurando a integridade dos juvenis de Marituba”, disse.

O secretário de Segurança Pública, Ádamo Silva, celebrou a parceria entre os órgãos e destacou que todos devem colaborar com as medidas essenciais que estão sendo adotadas para diminuir os casos da doença, e, consequentemente, desafogando as unidades de saúde. “Diversas iniciativas serão implantadas ainda neste final de semana, objetivando o cumprimento do decreto estadual que determina o bloqueio total de atividades não essenciais à saúde e à vida. Trabalharemos para garantir a defesa de todos, principalmente das crianças e dos adolescentes”, enfatizou.

Segundo o prefeito Mário Filho, a participação dos conselheiros é mais um reforço às ações que já estão sendo realizadas pela atual administração municipal, de forma em que os órgãos possam contribuir para melhorar e reforçar o sistema de segurança e saúde. “Os conselheiros agregarão ainda mais às frentes de trabalho que foram montadas para combater o impacto do novo coronavírus no município”, explicou.