“Carnalive Marituba” marcou o domingo gordo no município

A live contou com quatro das maiores escolas do Carnaval de Marituba

“Um Carnaval diferente mas com toda a alegria de um povo que fez do Carnaval de Marituba um dos mais tradicionais do Estado”. Com essas palavras, a prefeita Patrícia Mendes abriu o “Carnalive Marituba”, evento que reuniu escolas e blocos tradicionais do município em uma live transmitida direto da fanpage da Prefeitura de Marituba. O carnaval online do município aconteceu na noite deste domingo gordo (14) e foi acompanhado por um grande público.

Durante a transmissão da live, os empresários do município realizaram a doação de cestas básicas para serem distribuídas entre a população mais vulnerável e diretamente afetada pela pandemia da Covid-19, além da comunidade envolvida no carnaval de Marituba. A prefeita Patrícia Mendes também anunciou a doação do próprio salário, neste mês, para ajudar essas pessoas.

Patrícia Mendes comentou que este é o momento de homenagear os carnavalescos, pois é graças a eles que o Carnaval de Marituba ganhou destaque nas folias do Estado. “ É momento de dizer como eles são importantes na história e na cultura da nossa cidade”, parabenizou a prefeita.

O “Carnalive Marituba” foi transmitido do Ginásio Poliesportivo de Marituba e iniciou com a apresentação da tradicional escola Unidos da Batucada. O presidente da agremiação, o carnavalesco Reginaldo Santana da Costa, falou que participar do evento foi uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado durante o carnaval pelas escolas e blocos de Marituba.

A Rainha das Rainhas do Carnaval de 2020, Juliana Moraes, destacou o esforço da Prefeitura de Marituba em levar a alegria do Carnaval para a população, apesar do momento difícil que o mundo está passando. “O Carnaval está no sangue do nosso povo, mas é bom saber comemorar com saúde e segurança”, ressaltou Juliana. A Rainha das Rainhas é moradora de Marituba, do bairro de Nova União.

A live contou com quatro das maiores escolas do Carnaval de Marituba: A Unidos da Batucada, Melado Entra, Vai Quem Quer e o Bloco Afro-Percussivo Timbalauê. Nos intervalos das apresentações, representantes das agremiações conversaram com jornalistas em um lounge montado no Ginásio Poliesportivo. Na noite do sábado (14), a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, fez a entrega de uma comenda aos representantes dos onze blocos de Carnaval.

José Torres, o Macarrão do Melado, presidente da segunda agremiação a se apresentar no “Carnalive Marituba” destacou que a apresentação do “Melado Entra” foi acompanhada em peso pelos brincantes da escola. “Foi um sucesso. A organização do evento e toda a comunidade carnavalesca estão de parabéns”, disse o presidente que também é o puxador do samba da escola.

O presidente da Vai Quem Quer, Tadeu Rebelo Filho, elogiou a qualidade da estrutura montada para a live. “Graças a esta estrutura pudemos levar toda a alegria contagiante da escola para a comunidade que está em casa acompanhando nossa apresentação”, comentou.

O presidente da Timbalauê, Rômulo de Araújo, que encerrou a programação, falou que este é o momento de preparação para o carnaval de 2022. “ Estamos juntos na luta contra essa doença em busca de tempos melhores”, concluiu.

O “Carnalive Marituba” seguiu todo o protocolo de segurança contra a transmissão da Covid-19. Todos os participantes receberam máscaras e álcool em gel na entrada do evento e seguiram o distanciamento social de 2 metros. O público não pode participar presencialmente da folia, apenas os profissionais envolvidos na transmissão.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito