Caps II oferece atendimento médico e reinserção social a pessoas em sofrimento mental

0

Usuário do CAPS II

Direcionado a pessoas em sofrimento mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II – leva tratamento ambulatorial e acompanhamento médico adequado a este público, oferecendo ainda oficinas, cursos e atividades lúdicas, com a intenção de gerar reaproximação social aos mesmos.

É este o caso de Alexandre Silva (nome fictício dado a um dos usuários do Caps, que não quis ser identificado), que hoje, através do acompanhamento no Centro de Atenção, tem se reinserido gradualmente na sociedade. A mãe, Maria Socorro da Silva conta, satisfeita, sobre o avanço do filho obtido através do tratamento. “No começo, não foi fácil. Hoje eu consigo respirar melhor, cheguei ao ponto de quase surtar junto por não saber como lidar com a situação”, disse.

Dona Maria Socorro da Silva diz que atualmente, após iniciar o tratamento no Caps II, seu filho tem tido conquistas importantes para ambos, como o curso superior em Administração, que agora cursa, e a diminuição da quantidade e dosagem de remédios que tomava. “Hoje, ele consegue fazer planos. Foi como se a gente conseguisse resgatar a forma como ele era antigamente”, afirma.

Além de trabalhar com atendimentos individuais e em grupo aos paciente em sofrimento mental, o Caps II também visa levar bem estar aos familiares e acompanhantes dos pacientes, mostrando a forma ideal de lidar com cada situação.

Segundo a Coordenadora da Saúde Mental, Danyella Petroli, a intenção do trabalho no Caps II é dar autonomia às pessoas que se encontram necessitadas. “Antes, a saúde mental era vista como um tabu e hoje vemos a importância de priorizar a saúde mental, cuidar desse bem estar individual e coletivo”, afirma.

Para a chegada de novos pacientes é necessário apenas dos documentos como: Identidade, Cartão SUS e Comprovante de Residência. O Caps II atende adultos e crianças (com acompanhante), de segunda a sexta, no horário de 8 às 18h. No primeiro momento, é realizado o acolhimento com a equipe de profissionais do Caps, formada por psicólogos, terapeutas, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.

Endereço Caps II: Passagem Vieira, n° 90, Centro.
E-mail para contato: caps2maritubapa@gmail.com

Texto: Andréia Dantas (estudante de Jornalismo, com supervisão da jornalista Elck Oliveira)

Foto: Ary Brito

 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade