Cabines de sanitização são instaladas para auxiliar no combate ao novo coronavírus em Marituba

A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou a primeira cabine de sanitização nesta sexta-feira (15), na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Até a próxima semana, uma estrutura semelhante será implantada no Hospital de Urgência e Emergência. As cabines fazem parte de uma das medidas apresentadas nesta semana para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus no município.

Além das estruturas que farão a desinfecção das pessoas que procurarem orientações médicas, foram instaladas tendas de triagem nas áreas externas das unidades de saúde para atender casos leves ou moderados da covid-19. Após a consulta, os pacientes receberão gratuitamente medicamentos para o tratamento da doença em casa, conforme prescrição médica.

Os equipamentos de sanitização contam com diversos bicos que borrifarão o produto chamado de quaternário de amônia de 5ª geração. O material é extremamente eficaz na desinfecção, matando rapidamente bactérias e vírus. O produto é inofensivo aos olhos, pele e cabelos, e não causa manchas na roupa do usuário.

Para o médico plantonista da UPA 24 horas, Fernando Bastos, a rede municipal de saúde ganha mais uma arma na luta contra o vírus. “A cabine garante segurança e tranquilidade para os profissionais que atuam na linha de frente durante essa pandemia e também para todos que buscam atendimentos em qualquer uma das duas principais unidades de saúde do município. Marituba está de parabéns, pois inovou e é um dos poucos municípios do Brasil que contam com essa ferramenta de desinfecção” celebrou.

O prefeito Mário Filho, que é engenheiro eletricista com experiência em sistemas de energia, foi um dos profissionais responsáveis pelo projeto de implantação das cabines em Marituba, e enfatizou a necessidade de produzir o dispositivo que diminui a probabilidade de contaminações por vírus e bactérias presentes em ambientes hospitalares.

“Nesse período crítico da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão procurando atendimentos nas unidades do município. Por isso, decidimos implantar esse equipamento que é semelhante a um túnel, onde a pessoa entra e quando sai do outro lado está completamente desinfetada”, explicou o prefeito.