Autoridades participam de atividades para buscar soluções acerca do Aterro Sanitário de Marituba

Com o objetivo de debater as soluções imediatas para o aterro sanitário instalado em Marituba, o prefeito Mário Filho e os vereadores Allan Besteiro, João Pereira, Manelzinho Rocha e Chica, participaram de uma audiência com o governador Helder Barbalho no Palácio do Governo na última quinta-feira (11).

A reunião foi solicitada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados e contou com a presença dos deputados federais Celso Sabino, Edmilson Rodrigues e Elcione Barbalho; das deputadas estaduais Michele Begot e Marinor Brito; do secretário de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida; do procurador-geral, Ricardo Seffer; dos vereadores de Belém, Toré Lima e enfermeira Nazaré; além dos vereadores de Ananindeua, Robson Barbosa, Breno Mesquita e Sérgio Rato e os integrantes do Fórum Permanente de Combate ao Lixão.

Durante o encontro, o governador Helder Barbalho sinalizou que o Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) dará o total apoio aos órgãos com o intuito de solucionar a problemática. “Esse é um processo que não deve ser liderado pelo governo, por se tratar de uma questão relativa às prefeituras. Mas o Estado está solidário e dará total prioridade tão logo tenhamos o encaminhamento das soluções”, afirmou.

O prefeito Mário Filho agradeceu o apoio do Governo do Estado e destacou que a Prefeitura de Marituba já realizou estudos e pesquisas sobre alternativas para o recolhimento dos resíduos sólidos dos três municípios da Região Metropolitana, mas que precisa do apoio dos demais gestores para buscar os recursos necessários.

Dando continuidade nas ações, as autoridades acompanhadas dos integrantes do Fórum Permanente Fora Lixão de Marituba e representantes da empresa que administra o empreendimento, visitaram o aterro sanitário na sexta-feira (12) e em seguida participaram de um encontro com os moradores da comunidade Sagrada Família, com a finalidade de ouvir a população que reside no entorno do local onde recebe os resíduos sólidos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.

Na ocasião, a deputada estadual Michele Begot afirmou que levará a causa para ser debatida na Assembleia Legislativa, assim, fazendo com que o problema seja solucionado e acabando com os impactos socioambientais causados ao município devido à instalação do aterro sanitário em Marituba.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos