Autoridades estaduais e municipais participam de cerimônia de Lançamento do Programa Territórios Pela Paz (Terpaz) em Marituba

Estabelecer novos parâmetros de atuação policial com vistas à redução da violência armada, especialmente da violência letal e a regulação pacífica dos conflitos no interior das áreas atendidas, orientada por padrões não violentos de sociabilidade e por uma cidadania sem tutela, estão entre os objetivos do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado do Pará. O programa foi lançado oficialmente em Marituba na manhã de sexta-feira (12), na Praça Jarbas Passarinho, no bairro Dom Aristides.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Mário Filho; do vice-prefeito João Batista; do Presidente da Câmara de Vereadores de Marituba, José Bonifácio (Boni); do secretário adjunto de Operações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Rômulo Rodovalho; do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob), Ádamo Silva; do Comandante do 21° Batalhão de Marituba, Ten. Cel. Amarantes; entre outras autoridades municipais e estaduais.

O programa será implantado no bairro Nova União e visa diminuir a vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e ações de cidadania.

Segundo o titular da Segmob, Ádamo Silva, o programa irá beneficiar os moradores do bairro Nova União, garantindo a segurança, cidadania e bem-estar de todos. No bairro está sendo construído a 3ª companhia da Polícia Militar, ligada ao 21° Batalhão de Marituba. A obra contará com a extensão da cavalaria, comando de missões especiais e fluvial.

De acordo com o prefeito Mário Filho, Marituba alcançou o menor índice de violência que nunca havia sido conquistado, isso porque os trabalhos estão sendo feitos em conjunto. “Será um programa histórico no município de Marituba e por onde passar. O programa engrandece a nossa cidade, os gestores, e principalmente os moradores. Não tenho dúvidas de que agora, com esse trabalho, junto com a comunidade, teremos ainda mais vitórias a comemorar”, destacou.

Texto: Paulo Ricardo Rezende, com informações da Agência Pará

Revisão: Joana Santos