Autoridades e população marcam presença na caminhada pelo fim da violência contra a mulher em Marituba

Mais de 500 pessoas participaram da 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Marituba. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) para prestar apoio às famílias das vítimas de feminicídios e chamar a atenção da população para o combate da violência contra a mulher. A marcha teve concentração na Rua Fernando Guilhon e foi finalizada na Praça Matriz de Marituba, onde os participantes promoveram um abraço simbólico em memória das mulheres que perderam a vida por conta da violência.

Durante a caminhada, faixas e cartazes foram levantados com frases pedindo o fim da violência e incentivando as mulheres a denunciarem os casos de violência física, psicológica e sexual. O ato recebeu apoio da Prefeitura de Marituba, por meio das suas secretarias integradas, dando suporte e assistência aos participantes.

Para o secretário de Segurança Pública de Marituba, Ádamo Silva, as ações entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Marituba demonstram o compromisso das autoridades em promover políticas de segurança pública às mulheres do município. “Não medimos esforços para darmos uma resposta imediata diante dos acontecimentos. Marituba receberá a partir de fevereiro atendimentos direcionado à mulher em uma sala especial dentro da 18º Seccional Urbana do município e em breve o Governo do Estado iniciará a construção da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) em um terreno cedido pela Prefeitura de Marituba”, enfatizou.

A presidente comunitária do Residencial Parque dos Umaris e integrante do movimento “Todas por Todas”, Laís Costa, celebrou a conquista das mulheres e se diz muito feliz em constatar que o movimento está recebendo total apoio das autoridades municipais e estaduais. “Agora as mulheres de Marituba poderão denunciar os casos de violência e estarão cientes que receberão a assistência necessária para os casos sejam solucionados, assim, garantindo todos os direitos que a classe feminina necessita no combate à violência”, disse.

Representando o prefeito Mário Filho, a deputada estadual Michele Begot participou do ato e destacou o compromisso com a causa das mulheres. “Esta caminhada tem o objetivo de sensibilizar a população de Marituba e celebrar as conquistas que conseguimos mediante os esforços do governo estadual e municipal. Precisamos avançar ainda mais nas políticas públicas destinadas às mulheres, mas estarei cobrando e colocando o meu mandato a disposição desta causa tão importante”, concluiu.