Alimentação Saudável é tema da I Feira Verde da Emef João Milton Dantas

Com o intuito de incentivar os bons hábitos alimentares entre as crianças e jovens, além de promover a conscientização sobre o consumo sustentável, reciclagem e educação ambiental. A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na última sexta-feira, 9 de novembro, a I Feira Verde da EMEF João Milton Dantas, com o tema “Alimentação Saudável Antes da Mesa”.

A programação foi destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e as modalidades de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapa. A ação também teve como objetivo atingir os colaboradores, educadores e familiares dos alunos regularmente matriculados na instituição de ensino.

Na ocasião, os alunos plantaram mudas no espaço reservado para a horta escolar, assistiram palestras educativas ministradas por nutricionistas e conheceram as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). De acordo com a Laucenir de Lima, integrante do projeto Quintais Produtivos Agroecológico, as Pancs são plantas espontâneas ou silvestres, que muitas vezes parecem mato, ou ervas daninhas, porém várias delas são comestíveis e ricas em nutrientes, e contribuem muito para incrementação de pratos culinários.

A Engenheira Agrônoma, Socorro Aleixo, apresentou na feira o projeto Quintais Amazônicos, onde o mesmo está concorrendo o Prêmio Prefeito Empreendedor 2018. A premiação é instituída pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e é uma espécie de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

Para o Diretor, Clausen Wandré Souza, o desenvolvimento desta atividade possibilita diferentes formas de ensino/aprendizagem, tornando o processo avaliativo em momentos de prazer e de troca de conhecimentos, onde o educando irá praticar, vivenciar e sentir de forma mais acessível às ciências. Assim, fazendo com que o público-alvo, direto e indiretamente sejam atingidos de forma eficiente e eficaz, conciliando a melhoria na qualidade
educacional.

Texto: Paulo Ricardo Rezende