Ações voltadas para Marituba é tema de reunião com o Governador Helder Barbalho

Na última sexta-feira (8), o Prefeito Mário Filho, acompanhado da Deputada Estadual Michele Begot, participou de uma reunião com o Governador Helder Barbalho, no Palácio do Governo. O encontro teve a finalidade de tratar sobre assuntos de interesse do município de Marituba.

Na reunião, o Governador afirmou que está no trâmite final para o início das obras e liberação da área para a instalação do Parque Industrial de Marituba, com o projeto executivo em fase de finalização.

O Prefeito Mário Filho explicou que em agosto de 2018, o governo do estado retirou 46 policiais militares de efetivo. Com a ação, o município ficou com veículos parados por não ter agentes. O Governador se comprometeu que a partir do mês de julho irá repor o efetivo perdido, após o estado receber os novos militares que estão concluindo o curso de formação.

Para garantir a segurança dos munícipes, foi apresentado o projeto de instalação do polo avançado da Polícia Militar, no Bairro União e São Francisco. A obra contará com área fluvial, Polícia Ambiental, operações especiais, cavalaria e grupamento aéreo. A construção será iniciada através do governo do estado, com o objetivo de iniciar um projeto de pacificação da região que atualmente se encontra dentro da área que contém os maiores índices de criminalidade do município de Marituba.

O Prefeito Mário Filho e a Deputada Estadual Michele Begot solicitaram o apoio do estado para encerrar as atividades do aterro sanitário instalado no município e estudar outro local para a destinação dos resíduos sólidos de Belém e Ananindeua, suspendendo definitivamente o depósito de resíduos, assim, o empreendimento atenderia somente os resíduos de Marituba, até a conclusão e definição do aterro sanitário a ser instalado.

O prefeito reafirmou a posição de manter cancelada a certidão de liberação da área que foi concedida pelo governo municipal anterior e anulada na atual gestão. Foi informado ao governador a proibição por parte da administração pública municipal de liberar qualquer documento ou certidão que seja solicitado pela empresa que gerencia o aterro sanitário, devido os impactos sociais, ambientais, sanitários e econômicos causados à população correspondente à má operação ao empreendimento no município.

Na ocasião, Mário e Michele solicitaram a liberação dos galpões ociosos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para a construção do Museu Histórico, Feira de Produtos Naturais, Feira de Artesanato e Flores regionais, além do Centro de Convenções. O governador programou uma reunião com os técnicos da Emater para definição do uso do espaço, avançando em direção à utilização da área para construção do projeto cultural e econômico, atuando em integração de estado e município.

A parlamentar Michele Begot solicitou ao Governador o aceleramento das reformas das instituições escolares estaduais no município de Marituba e ainda ratificou que entrará com o projeto na Assembleia Legislativa do Pará requerendo as reformas.

Na foto, o Prefeito Mário Filho, o Governador Helder Barbalho e a Deputada Estadual Michele Begot.

Texto: Joana Santos e Paulo Ricardo Rezende

Fotos: Equipe MF