Abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Marituba

Foi realizada nesta quinta-feira (4), no auditório da Emater, a abertura e o primeiro dia da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Marituba.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o vice-prefeito de Marituba, João Batista, a secretária municipal de saúde Cristiana Braga, a Prof. Vera Bíscaro, representando a Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Picanço, representando o Conselho Nacional de Saúde, Artur Custódio, representando o Morhan nacional, Rita Viana,  representante do COSEMS, Margarida Oliveira, representando o Movimento Estadual de Mulheres Negras e o coordenador geral da conferência Raicarlos Durans, que em seu pronunciamento agradeceu à gestão municipal por todo apoio dado ao evento e falou sobre o tema central da conferência “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e seus eixos temáticos.

Após a abertura oficial, a programação iniciou com a Conferência Magna ministrada pela palestrante professora Eli do Socorro Pinheiro, doutoranda em antropologia/UFPA e docente UniFAMAZ, que abordou o tema central da conferência.

Em seguida, iniciou a composição da mesa de painéis temáticos com todos os eixos temáticos da conferência:

1. Democracia e a Participação Social na Saúde, com Artur Custódio (Morhan Nacional);
  2. Saúde como Direito, por Marco Antônio Normando (Diretor do 1º Centro Regional de Saúde – SESPA);

III. Consolidação dos princípios do SUS, com Rita Viana (assessora do COSEMS);

1. Financiamento adequado e suficiente para o SUS; com Josué Lacerda (Gestor em Saúde Pública).

No período da tarde, foi realizado o 1º Seminário Janeiro Roxo, que abordou o tema Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase, realizado por Edmilson Picanço (Conselho Nacional de Saúde/Morhan) e Artur Custódio (Morhan Nacional), seguido por um painel em forma de roda de conversa sobre o tema da Hanseníase.

A Conferência Municipal de Saúde de Marituba encerra nesta sexta.

Texto: João Andrade

Revisão: Joana Santos