Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) dá o pontapé inicial para a criação do Centro Municipal de Compostagem

Dentro da programação do IV Fórum de Meio Ambiente, a Semma ofertou, na manhã desta terça-feira (08), oficina de Compostagem Doméstica. Realizada no Polo Ambiental, este foi o pontapé inicial para a implantação do Centro Municipal de Compostagem, que irá dar destinação aos resíduos orgânicos de feiras e mercados de Marituba, produzindo fertilizantes e gerando emprego e renda.

A compostagem é o processo biológico que consiste em dar novas finalidades aos resíduos orgânicos que iriam ser descartados. Consiste no reaproveitamento de restos de alimentos, entre outros materiais, em fertilizante, contribuindo para a preservação do meio ambiente além de auxiliar em processos agrícolas e na recuperação do solo.

Maria Luiza Piedade da ONG MQV levou os catadores do projeto para aprender a compostar

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Braun, explicou que firmar uma Marituba Sustentável é o grande objetivo da política de sua secretaria. “Estamos ensinando a população a fazer seu próprio composto para servir como adubo ou biofertilizante.  De forma mais ampla, também vamos direcionar todos os resíduos das feiras e levar para o centro de compostagem municipal, envolvendo cooperativas e catadores de resíduos neste processo economicamente sustentável”, ressaltou.

“É um processo muito simples e muito fácil, pois você irá utilizar restos de alimentos que você tem em casa e transformar em um produto riquíssimo que irá gerar renda para sua família”, explicou a gestora de Projetos da Semma, Erika Garuzzi.

A compostagem doméstica é o primeiro passo para a instalação do Centro Municipal de Compostagem

A presidente da ONG MQV (Mais que Vencedores) do bairro de Santa Clara, Maria Luisa Piedade, levou todos os catadores que fazem parte da ONG para participar da oficina. “Todo conhecimento na área da reciclagem é um ganho para os nossos jovens que fazem da coleta seletiva uma forma de gerar renda para suas famílias”, comentou

Programação – O  IV Fórum de Meio Ambiente começou nesta segunda-feira (07) e segue até o próximo domingo (13). O objetivo do evento é proporcionar o conhecimento e a conscientização da população do município de Marituba quanto a preservação do meio ambiente.

Oficinas – Dentro da programação, a população poderá ainda participar da oficina que irá transmitir técnicas de reaproveitamento de vidro para processo de reciclagem através da decoração de garrafas de vidro.

Drive Thru de coleta seletiva – Na sexta-feira (11) e sábado (12), serão distribuídos 20 pontos de coleta seletiva voluntária na Praça da Matriz para receber resíduos sólidos. Para isso, as pessoas podem levar seu material e entregá-lo sem a necessidade de descer de seus veículos e ainda levar para casa um brinde ofertado pela Semma

Campanha de Doação de Animais – Dentro da Semana do Meio Ambiente, será realizada no domingo (13) uma Feira de Adoção de Cães e Gatos. Os animais que serão doados foram resgatados pelo serviço de proteção da Semma. Após o resgate, os animais passam por uma quarentena onde são vermifugados e tratados, até a adoção. As pessoas que decidam adotá-los ainda recebem a carteira de vacinação e uma pequena cama para animais como brinde.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito