8ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Marituba realizou nos dias 1 e2 de setembro a 8ª Conferência  Municipal de Assistência Social no Cras Emanoel Rocha. Que entre outras coisas tratou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)  Esse ano a conferência trouxe o tema  “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e como o lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.  O convidado da conferência foi o conferencista  prof. dr. Edval Bernardino Campos Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, que falou da importância, acima de tudo, da qualificação dos profissionais que atua direta e indiretamente na assistência social dentro do município.

O prefeito Mário Filho esteve presente na abertura e ressaltou o trabalho da Secretaria de Assistência Social de Marituba (Semads), que tem como secretária a Sra. Michele Bíscaro. “Hoje  a Semads tem inscrita no Cadúnico 21.492 famílias; dessas 11.947 são beneficiadas pelo programa do Governo Federal Bolsa Família, 2.699 são atendidos pelo programa Brasil Carinhoso” destacou o prefeito do município, apontando números do relatório da Semads até o mês de julho de 2015.

No segundo dia de conferência  foram debatidas propostas  de políticas públicas para a melhoria no atendimento de assistência social e também foram eleitos os delegados que representarão o município na X Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Belém no período de 2 a 4 de outubro no hangar.

Os 10 delegados escolhidos  foram divididos por categorias, serão 1 representante de entidades civis organizadas, 2 da categoria Trabalhador do SUAS e 5 da categoria Gestor , sendo este último representante das Secretarias de Saúde, Secretaria de Finanças, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência.