Sobre o Município

Marituba é um município brasileiro do estado do Pará, Região Norte do país, localizado na Região Metropolitana de Belém, distante 11 km da capital. Possui uma extensão territorial de 103,279 km². Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 sua população foi estimada em 122.916 habitantes , sendo o nono maior município do Pará, e seu PIB em 2013 foi de R$ 1,152 Bilhões estando na décima quarta posição entre as cidades do estado.
Em 2010, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) era de 0,676,considerado médio, ocupando o quinto lugar no ranking estadual.
O topônimo Marituba tem origem na língua indígena (nhengatu) que significa “Lugar abundante de Maris (ou Umaris)”. “Maris” ou “Umaris” é uma árvore pertencente à família das Icacináceas, “Tuba” significa “lugar abundante”.
É considerada uma “cidade dormitório”, visto que pelo menos dois terços de seus moradores trabalham e/ou estudam em municípios vizinhos durante o dia e somente retornam ás suas residências, em Marituba, á noite.

 


Acessibilidade
Acessibilidade