Marituba complete 21 anos de emancipação

O Município de Marituba comemora na próxima terça-feira (22), 21 anos de emancipação. Para lembrar a data a população vai ganhar um bolo de 21 metros na Praça Matriz, a partir das 16h, com ações de cidadania e saúde, e logo após um culto ecumênico e várias apresentações culturais com show de voz e violão com Victoria Borges e Banda Casa da Cultura, Banda Travel Time e a cantora gospel Steffany Karolaine. O hino de Marituba será executado pela banda de fanfarra da Escola Municipal Nossa Sra. do Rosário.

Os serviços de cidadania ficarão por conta da equipe do projeto “Bem Viver Marituba”, que acontece no município sempre na última sexta-feira do mês, oferecendo serviços sociais e de saúde como verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia, aplicação de vacinas, atividade física, atendimento psicológico, orientação sobre o bolsa família, além da dispensação da medicação prescrita pelo médico, informações e inscrições no programa “Minha casa minha vida”, emissão de RG e carteira de trabalho.

Uma tenda será montada para a coleta de garrafas pet, ação que faz parte do projeto de natal de Marituba, que este mês também comemora a queda no índice de homicídios, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e defesa Social. Segundo esses dados, no mês de agosto não foi registrado nenhum homicídio na cidade. ” Esse é um dado histórico que nunca tinha sido registrado em toda a história de emancipação de Marituba, que fazemos questão de dividir com a comunidade”, destaca o prefeito Mário Filho.

Pequeno em território e gigante número de pessoas

Apesar de ser o menor município do Estado do Pará em território, Marituba é o terceiro maior em densidade demográfica, com mais de 120 mil habitantes, segundo o IBGE. Antigo distrito de Benevides, foi elevado à categoria de município e distrito pela lei estadual nº 5857 de 22 de setembro de 1994, resultante de um plebiscito realizado em 21 de abril do mesmo ano, quando 96% da população eleitoral votou pelo sim. Marituba também é uma cidade conhecida por seu símbolo histórico, a Caixa D’água da antiga ferrovia Belém Bragança e pelo monumento Menino Deus, considerado uma das 7 maravilhas do estado do Pará.