Cidade Digital chega em Marituba

Diminuir as distâncias entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação é a principal função do Cidade Digital, um anel de rede em fibra ótica implantado em Marituba. A rede atende 14 pontos do município. Além dos PAGs (Pontos de Acessos Governamentais) que vai atender órgãos públicos como Conselho Tutelar, Câmara dos Vereadores e algumas escolas. O Cidade Digital leva o acesso à internet também para pontos público que correspondem a Praça Matriz, Praça do Marituba 1, Associação dos Moradores de Almir Gabriel e Praça Jarbas Passarinho, em frente à Câmara dos Vereadores onde o sinal devem iniciar em breve.

Segundo o Gerente de TI da Prefeitura de Marituba, Leonardo Lima, serão 60 Mega Full disponíveis em link dedicado que vão agilizar a comunicação entre cidadão e prefeitura. “O Cidade Digital vem para acelerar o serviço dos órgãos públicos como um sistema de comunicação integrado entre secretarias acelerando a troca de informação e prestando um serviço de qualidade à população”. Explica Leonardo.

Para receber o Cidade Digital a Prefeitura de Marituba investiu na infraestrutura necessária para o fluxo de dados através de 18km de fibra ótica e também do treinamento dos Analista de TI (Técnologia da Informação) que passaram por uma semana de treinamento com os Engenheiros de Rede da G4S, empresa licitada pelo Ministério das Comunicações para implantar o Cidade Digital em diversos municípios do Brasil.