18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

0

18 de maio é lembrado nacionalmente como o dia de combate à exploração sexual de criança e adolescente. Para marcar a data a Prefeitura de Marituba através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promoveu hoje (18) um debate com conselheiros e assistentes sociais no auditório do Iesp onde foram abordados temas como o abuso e a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Segundo a Diretora Técnica de assistência Social de Marituba, Kátia Santos hoje Marituba atende 123 casos de violência contra crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referencia Especializada em Assistência Social. “ Dados mostram que 1 em 5 crianças e adolescentes  sofrem algum tipo de abuso, isso vendo os dados gerais pois quando analisamos os gêneros esse número sobre de 1 para 2 no casa das meninas” conta Kátia.

O debate contou ainda com a presença   da secretária de assistência e desenvolvimento social Michele Bíscaro, que falou do comprometimento da Semads) em defender os direitos das crianças e adolescentes. “ na Semads enfrentamos diariamente esse tipo de situação e sabemos que a responsabilidade que também  é nossa”. Relata Michele.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, criou o “Disque 100”, que é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade